A gastronomia em busca de uma vida mais saudável!


Na gastronomia, a grande arte está em proporcionar um belo prato, dentro das definições gastronômicas internacionais, sem deixar de levar em conta o aspecto nutricional do alimento oferecido.

A técnica dietética, assim chamada pelos profissionais da área de alimentação, busca desde novas técnicas de preparo, cocção e elaboração de cardápios até as mais criativas combinações de alimentos para levar a saúde e o prazer ao homem.

Na rede gastronômica, seja ela de lazer, como executiva, vimos cada vez mais clientes interessados em linhas light, Health, fit, em pratos de baixas calorias, isto para não falar no crescimento que o setor de Spas vem presenciando nos últimos tempos.


Cabe, sim, aos profissionais da área de Alimentos e Bebidas começar a conviver com os novos conceitos e os novos padrões de saúde que nos é apresentado.


Fruto da tão debatida globalização vamos aprendendo e ensinando a países vizinhos novos pratos e novos cardápios, e por que não dizer, buscando uma nova identidade para esta área que mais do que pode se tornar um atrativo para este novo perfil da população, em busca de uma vida saudável.

Precisamos conhecer os princípios práticos da gastronomia, principalmente os relacionados ao sabor, para que os cardápios sejam valorizados e buscados por nossos clientes, assim levaremos até ele o prazer do paladar, sem menosprezar a importância de alimentos nutritivos e saudáveis.

O ser humano, por mais culto e preocupado com sua saúde, acaba valorizando e escolhendo os alimentos pela cor, aparência e pelo seu sabor, como diziam os antigos: “come-se pelos olhos”. E realmente, utiliza-se o abrilhantamento destas características sensoriais para conquistar nossos clientes, para isto, ainda precisaremos muitos estudos, muitas horas de forno e fogão, para aprendermos a valorizar alimentos naturais e servi-los com muita classe ao cliente mais exigente.


UMA RECEITA CHEIA DE PRAZER E SAÚDE:

TOMATES À MODA LIGHT

Ingredientes

  • 6 tomates médios (corte a tampa e depois retire as sementes com uma colher de chá);

  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva;

  • 1 cebola cortada em cubos pequenos;

  • 1 col. (chá) de canela em pó;

  • 1 xíc. (chá) de arroz integral cozido;

  • 200 g de peito de frango desfiado;

  • 1 col. (sopa) de uva passa branca ou preta;

  • Suco de 1/2 limão;

  • 1 col. (sopa) de hortelã;

  • 1 pote de iogurte natural desnatado;

  • 1 col. (chá) de adoçante em pó a base stévia;

  • Sal a gosto.

Prepare:

Numa frigideira coloque o azeite de oliva, a cebola, a canela e frite. Junte o arroz e misture bem por cerca de 15 minutos. Acrescente o frango, a uva passa e o limão até envolve-los bem. Desligue o fogo. Numa vasilha misture a hortelã, o iogurte, o adoçante e o sal.

Montagem dos tomates:

Seque-os com papel- toalha. Recheie com 2 colheres (sopa) do arroz. Coloque 1 colher (sobrem.) da mistura de iogurte e arrume na assadeira. Leve ao forno para gratinar por 10 minutos. Repita com cada tomate.

Tempo de preparo: 35 minutos

Rende: 6 porções

Calorias por porção: 106

ANÁLISE NUTRICIONAL DO PRATO:

Os tomates, ricos em licopeno, atuam como anti-oxidantes e na prevenção de problemas de próstata.

A redução de gorduras sempre é saudável, no momento em que evita o acúmulo de gorduras na circulação sanguínea, reduz os riscos cardíacos e a própria obesidade.

Alimentos como arroz integral e passas de uvas enriquecem o prato com vitaminas e sais minerais, excelentes preventivos do envelhecimento.

E o sabor? Huuummm, prove e aprove.

Dra. Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação saudável com foco em qualidade de vida!

21 visualizações7 comentários